top of page

Sistema do Cadastro Ambiental Rural já vigora em todo o Brasil

06/5/2014

Após dois anos da Lei 12.651/12, que instituiu o atual Código Florestal e criou o Cadastro Ambiental Rural (CAR), foi publicada nesta terça-feira (06/05), no Diário Oficial da União (DOU), a Instrução Normativa nº 2, assinada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O documento apresenta os procedimentos para a integração, execução e compatibilização do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) e define os procedimentos gerais do cadastro, obrigatório para os cerca de 5,6 milhões de propriedades e posses rurais do país.

Fonte: MMA

Quem tem medo do CAR?

03/04/2014

Para a maioria das pessoas esta talvez seja só mais uma das muitas expressões que cercam há anos o debate entre os que defendem a preservação das florestas brasileiras e os que lutam pela valorização da produção agropecuária. Ela faria parte de uma família de siglas como APA (áreas de preservação permanente) e de termos como matas ciliares, reservas legais, apicuns e outros menos votados.

Fonte: Cliptvnews

FAEMG alerta produtores sobre o CAR

07/12/2014

A coordenadora da Assessoria de Meio Ambiente da FAEMG, Ana Paula Mello, alertou hoje, em palestra, que os produtores rurais devem se inteirar sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural) em fontes confiáveis e aguardar a publicação do decreto federal antes de contratar profissionais ou empresas para realizar o cadastro.

Fonte: FAEMG

Uso e cobertura da terra no Cerrado serão mapeados

03/02/2014

Os estudos inéditos, que devem ser finalizados até o final de 2014, vão gerar bases de dados anuais que permitirão, por exemplo, um planejamento muito mais integrado da relação entre o uso da terra para agropecuária e a conservação ambiental. “Esse entendimento do uso da terra é fundamental para se ter uma visão estratégica e criar cenários para o futuro da agricultura brasileira e da conservação do Cerrado”, explica Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e coordenador do projeto.

Fonte: Embrapa

Estudos lançados em fórum da ONU avaliam impacto dos ‘rótulos ecológicos’

31/01/2014

Segundo o SSI, a taxa média de crescimento anual de produtos certificados com “rótulos ecológicos” ou padrões de sustentabilidade voluntários (VSS, na sigla em inglês) em todos os setores de commodities, com exceção de biocombustíveis, foi de 41% em 2012.

“Vários segmentos de mercado de bilhões de dólares acomodam agora nada menos do que 435 padrões sustentáveis ou ‘rótulos ecológicos’, alegando alguns aspectos de sustentabilidade”, afirmou a presidente do COSA, Daniele Giovannuci.

Fonte: ONU Brasil

Produtor já pode preencher cadastro exigido no Código Florestal

20/01/2014

Aguardado desde a publicação no novo Código Florestal, em maio de 2012, o aplicativo para preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) está disponível da página do Ministério do Meio Ambiente na internet. O envio do documento preenchido ao órgão ambiental, no entanto, ainda depende de instrução normativa a ser assinada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Fonte: Portal de Notícias do Senado Federal

Café da região do cerrado de Minas Gerais recebe registro de denominação de origem

03/01/2014

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) concedeu ao café do Cerrado mineiro o primeiro registro de denominação de origem (DO) do grão no Brasil. O café nacional já tem quatro indicações de procedência (IP), mas esse novo registro é o primeiro que prova o vínculo do café com o meio ambiente.

Fonte: Portugal Digital

Código Florestal ainda depende de decreto

31/12/13

De acordo com o advogado Gustavo Trindade, especialista em direito ambiental, a grande maioria das obrigações referentes ao Código Florestal se dá a partir da implementação do Cadastro Ambiental Rural e as regras apresentadas pelo novo código ainda não entraram em vigência por não haver essa implantação. “O produtor pode continuar se utilizando das áreas consolidadas. A necessidade de recuperação das APPs só existe após a inscrição do imóvel no sistema. É a partir do cadastro que o produtor saberá onde terá que recuperar área, saberá onde fica a reserva legal. Tudo isso acontece após a existência desse cadastro”, destaca o especialista.

Fonte: Jornal do Comércio

Feam publica Inventário de Áreas Contaminadas

20/12/13

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) publicou nesta sexta–feira (20/12), o Inventário de Áreas Contaminadas do Estado de Minas Gerais, que apresenta a análise das informações das áreas contaminadas e reabilitadas. Segundo Inventário, existem atualmente 554 áreas contaminadas em todo o Estado, refletindo um aumento de 5% em relação a 2012. Além do Inventário, foi disponibilizada também a Lista de Áreas Contaminadas e Reabilitadas.                 

Fonte: Feam

Cadastro ambiental começa a funcionar no dia 19, diz ministra do Meio Ambiente

14/12/13

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou ontem - após encontro com empresários do agronegócio promovido pela companhia de serviços ambientais Biofílica - que até 19 de dezembro o sistema do Cadastro Ambiental Rural (CAR) estará implementado em todos os Estados.

Fonte: Estadão

Governo de Minas promulga Lei Florestal Mineira

17/10/13

Foi publicada nesta quinta-feira (17/10), no diário oficial, a Lei 20.922, que dispõe sobre as Políticas Florestal e de Proteção à Biodiversidade no Estado de Minas Gerais. Com 123 artigos, a norma define as regras de proteção ao meio ambiente no Estado compreendendo as ações empreendidas pelo poder público e pela coletividade para o uso sustentável dos recursos naturais. A Lei estabelece que a conservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado é essencial à sadia qualidade de vida da população.

Fonte: Semad

Please reload

bottom of page